Qui Jan 24, 2008 6:31 am
Camaradas, chegou minha vez de escrever alguma coisa sobre o Eee. Não pretendo fazer um review falando sobre as especificações do aparelho, dados técnicos, etc. Tudo isso já foi falado e é fácil de encontrar na internet. Minha idéia aqui é simplesmente passar minhas impressões pessoais sobre esse mini-note que vem ganhando cada vez mais fãs a cada dia.
Por que comprá-lo?
Sabe como é, eu não sabia o que fazer com tanto dinheiro, e como todo mundo estava todo mundo comprando... rs! Falando sério... Eu comprei para que ele pudesse servir como um segundo computador. O fato de ele ser tão portátil nem era muito importante, mas já que ele é assim, então vamos aproveitar.
A Compra
Comprei o Eee no dia 06 de janeiro, um domingo. A nota fiscal foi faturada no dia 08, terça-feira, e no sábado ele chegou em minhas mãos. Optei por comprá-lo na loja online ManiaVirtual - www.maniavirtual.com.br - ao custo de R$ 1.189,76 (incluindo o frete), parcelado em 10 vezes sem juros. Assim como aconteceu com outros colegas do fórum, uma pessoa da loja me ligou para confirmar meus dados pessoais e da minha compra, antes de enviar o produto. Tudo certo, entrega dentro do prazo, produto bem embalado, bom atendimento... Recomendo. O único detalhe é que a caixa chegou um rombo na lateral superior.
Felizmente o Eee estava intacto.
Dimensões
Logo que você pega o Eee, a primeira coisa que chama a atenção é o tamanho. Ele é realmente muito pequeno; mais ou menos do tamanho de uma agenda comum. Além disso, seu peso de pouco menos de 1 Kg, complementa sua vocação para a alta portabilidade. Traduzindo em números, temos o seu corpo com 22,5 x 16,4 x 2,1 ~ 3,5 centímetros e sua tela com 15,2 x 9,2 centímetros.
Praticamente do tamanho de uma agenda comum.
Com o Palm TX, a cédula e o Siemens CX75
Tela
A tela widescreen do Eee possui um excelente ângulo de visão e ótimo brilho. Antes de comprá-lo eu achei que fosse ter muita dificuldade com o seu tamanho reduzido, mas felizmente me enganei. Mesmo com a rela reduzida dá para trabalhar numa boa por um bom tempo. E olha que vocês estão lendo isso de um cara que precisa urgentemente fazer uma consulta de vista. Pra terem idéia, eu precisei usar os óculos de leitura da minha esposa pra poder terminar o preenchimento dos diários do colégio.
Usando o Firerox, se a fonte está pequena, basta dar um Ctrl +; no Writer, basta aumentar o zoom. E por aí vai... Outra coisa legal é o layout Easy Mode do Eee, com seus ícones enormes e navegação intuitiva.
Comparando com um CD-Rom
Comparando com uma cédula.
Teclado
Como as fotos mostram, o teclado é muito pequeno; e nem poderia ser diferente, afinal o note como um todo é minúsculo, se comparado com um de 15,4". O fato é que a digitação fica um pouco comprometida, mas muito devido ao teclado internacional. Se fosse um teclado ABNT-II seria muito melhor, pois colocar o til (~) e o cedilha (ç) com esse teclado é um saco! Experimente digitar a palavra "Ação".
É preciso digitar com os dedos juntinhos.
Comparando com meu recém adquirido Universal Wireless Keyboard - by dre
Desempenho
Todos já devem ter lido a respeito da rapidez com que o sistema inicializa. Do momento em que você liga, até o instante em que o sistema está pronto, não se passam mais do que 25 segundos. A navegação entre as "abas" do Easy Mode é quase instantânea, mas alguns programas demoram um pouco para abrir. O OpenOffice leva de 11 a 12 segundos para abrir o Writer (Documents) ou o Calc (Spreadsheets); muito tempo, se comparado aos relatos que falavam em sua "super rapidez" para abrir esse programa. Não sei se estou sendo muito exigente, afinal o OpenOffice demora para abrir até mesmo em máquinas mais potentes, mas o ideal seria um pequeno comparativo. Assim, fiz um pequeno vídeo mostrando a abertura do Writer.
O File Manager, equivalente ao Windows Explorer, leva de 5 a 6 segundos para abrir; assim como o PDF Reader e o Presentations. Outros programas como o Dictionary e o Frozen Bobble levam uma eternidade para abrir. Está certo que são programas praticamente inúteis; afinal o dicionário é chinês-inglês e o Frozen é um joguinho besta, mas eu acho que é válida a informação. Por outro lado, o Media Player leva apenas 2 segundos para abrir.
Touchpad
Até hoje eu estava tendo dificuldades com o touchpad, principalmente na hora de abrir programas, clicar em botões, etc. É que como o botão dele é relativamente duro, eu optava por usar os "toques" no touchpad para esses comandos. Só que nem sempre a resposta era satisfatória, e somente hoje descobri a "manha"; é preciso tocar levemente apenas com a ponta do dedo de forma a diminuir a área de contato com do dedo com o touch.
Já o deslizar dele é tranqüilo. Se é que isso serve de comparação... Se você posicionar a seta em uma das extremidades da tela ela vai chegar à extremidade oposta juntamente com o seu dedo. De qualquer forma, como eu não estava me entendendo muito bem com o touchpad, resolvi comprar um mini-mouse óptico e um mousepad próprio para essa "espécie de rato". Foi a melhor coisa que eu fiz. É ótimo navegar com ele usando o "ratinho".
Xandros
Inicialmente eu não gostei muito da interface Easy do Xandros, tanto que até procurei instalar o Full Desktop Mode - que muda o layout do sistema - tornando-o parecido à interface clássica do Windows. Mas depois de um tempo estou começando a mudar de opinião.
Ainda não coloquei nenhum papel de parede nem atalho na área de trabalho.
Com relação à acessibilidade ao sistema, eu ainda estou descobrindo coisas novas a cada dia. Mas uma coisas que me surpreendeu foi a facilidade de criar uma rede de micro a micro usando um cabo crossover, coisa que eu nunca havia feito antes, nem mesmo entre máquinas de mesmo SO... Pois não é que eu consegui de primeira!!! O Xandros tem um tal Samba, que permite esse tipo de coisa, e com isso estou compartilhando as impressoras, arquivos e até a minha internet à lenha, digo, discada, com o Eee. Fiz todo o processo somente no desktop; o Xandros praticamente "adivinhou" tudo. Após a configuração no Windows, o micro reiniciou e a rede já estava a todo gás. Adicionei minhas impressoras e imprimi páginas de teste, abri o Firefox no Eee e imediatamente o desktop discou para o número de conexão do meu provedor. Muito legal!
Até agora o que eu mais explorei do Xandros foram as partes de "Internet", "Work" e "Play". A parte "Learn" ainda foi pouco explorada, mas já deu pra ver que tem muita coisa boa, principalmente para quem é estudante ou profissional da educação. Melhor ainda se estivesse tudo em português. Mas, fazer o quê?
Se eu pretendo mudar para o XP? Por enquanto, a resposta é NÃO. No momento (férias) pretendo aprender um pouco mais sobre esse SO que a cada dia me cativa um pouco mais, mas estou começando a estudar a possibilidade de instalar o XP ou uma outra distribuição Linux em um pendrive ou cartão SD. A idéia é somar; não substituir.
Bateria
Não tenho muita coisa pra falar sobre a bateria, afinal ela fica ali quietinha no canto dela e executa direitinho o seu papel, que é de fornecer de 2h30min a 3 h de energia para o note. Hoje pela manhã ela durou um pouco mais de 3 horas, mas trabalhando de boa, sem som, vídeo, etc. Só digitação, navegação e internet. Está ótimo. Outra surpresa agradável foi com relação ao carregador da bateria; relativamente leve e um pouco maior que a maioria dos carregadores de celular, o carregador do Eee possui pinos retráteis e é fácil de transportar na mochila.
No meio, entre o mouse e o carregador do Nokia 1100.
Curiosidades
- Segundo a ASUS, o nome Eee (pronunciado como a letra E) deriva de "os três Es", uma contração de sua publicidade lema "Fácil de aprender, fácil de trabalhar, fácil de jogar" ("Easy to learn, Easy to work, Easy to play").
- Segundo matéria divulgada no site X-bit Labs, especializado em hardware, a fabricante de computadores Asustek espera vender 300 mil unidades do EeePC só em janeiro, 1 milhão no primeiro trimestre e 5 milhões até o final de 2008.
- Se você quer conhecer um pouco da elogiada interface gráfica do Eee, neste site você pode brincar com sua versão demo, e treinar enquanto seu Eee de verdade não chega.
Obs.: Todas as fotos são "clicáveis". As versões armazenadas no Picasaweb estão em tamanho 640 x 480.
. Mensagem de Erro Outlook ...
. Turismo em Montevideu - I...
. Turismo em Montevideu - I...
. Lokotas - Empanadas da In...
. Instale a Bíblia no eeePc...
. + Habilitando o KDE no Ee...
. Restaurando o Sistema do ...
. + Livro - História Natura...